Muitos pensam que é muito difícil de se fazer más não é bem assim. Basta parar para pensar um pouco que você vão ver como é fácil até de mais. Acho que por isto mesmo o Tutorial vai ser bem Simples.
Ok chega de Papo vamos botar a mão na massa.
Bom Primeiramente Vamos definir as profissões que queremos em Nosso Mode. Vá no começo de seu Mode e coloque as profissões que você quer criar. No Caso aqui vamos criar a profissão de Taxista.
Então No Começo do Mode Coloque isso:
pawn Code:
#define TAXISTA 0
TAXISTA -- Aqui é o que você esta definindo.( É Aqui que você estará criando a sua Profissão)
0 -- Aqui irá ser o ID da sua profissão e caso for acrescentando mais vá fazendo da mesma forma na próxima coloque 1 na outra 2 na outra 3 e assim por diante..
Bom então agora vamos continuar.
Depois disto feito Vamos Criar a peça fundamental para usarmos a Profissão que você criou acima.
No Começo do seu Mode junto com os outros new's ou em qualquer parte que você preferir desde que seja no Começo Coloque isto:
pawn Code:
new Profissao[MAX_PLAYERS];
Profissão[MAX_PLAYERS]; -- Aqui é onde você estará criando a peça que você usará para identificar as profissões em comandos e outras coisas que você pretende fazer com esta profissão.
No caso onde esta o nome "Profissao" você poderá trocar por qualquer outro de sua preferência podendo ser: " Emprego " ou " Trabalho " tanto faz depende de sua imaginação...
Bem sei que muitos estão pesando que é difícil. Mas ao acabar de fazer isso vocês já fizeram a profissão de taxista com o ( #define TAXISTA 0) e criando a peça fundamental para usar a profissão( new Profissao[MAX_PLAYERS]

Então agora vocês se perguntam Como vou usar essa profissão pois isso não faz o menor sentido.. Bom depois de ter criado a profissão e o que usaremos para usa-la vamos criar coisas para esta profissão..
No Exemplo abaixo vamos Criar um simples comando reservado para a profissão de taxista:
Em public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
pawn Code:
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0) { if(Profissao[playerid] == TAXISTA) { SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi"); } else { SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Você não é taxista e não pode usar este comando"); } return 1; }
pawn Code:
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0) { SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi"); return 1; }
pawn Code:
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)
Explicando melhor em pawn.
pawn Code:
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0) {//Abri a chave principal do comando if(Profissao[playerid] == TAXISTA)//Aqui eleirá verificar de qual profissao poderá usar este comando {//A chave que ira abrir caminho para as funções se for da profissao de taxista SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");//Irá enviar a menssagem para o jogador dizendo que ele é taxista }//Fecha a chave das coisas que irá acontecer se ele for taxista else//Isso é usado para se alguma coisa for ao contrário do que estamos falando {//A chave para abrir caminho para as funções caso ele não for taxista SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Você não é taxista e não pode usar este comando");//Irá enviar uma menssagem dizendo que somente taxista poderá usar este comando }//Fecha a chave das coisas que irá acontecer caso ele NÃO for taxista return 1;//Depois retorna a 1. }//Fecha a chave principal do comando
Bem é isto Você criou uma profissão criou um comando somente para ele de forma simples e de fácil entendimento. Agora caso você ainda não esteja satisfeito e esteja doido para copiar algo a mais deste tutorial sem mesmo ler ele um exemplo de fazendo outras coisas usando a Profissão de Taxista:
Mudando a cor do Player quando ele morrer. Em public OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason) Coloque isto:
pawn Code:
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)//Caso ele for da profissão de taxista {//abria a chave SetPlayerColor(playerid, cor_rosa);//vai colocar a cor rosa nele.. }//Fecha a chave
Bom acho que somente isso já da para acabar com as duvidas que sempre tem aqui no Fórum... Se realmente lerem e entenderem vão saber fazer de tudo relacionado a profissões em seu mode. Pode não ter ficado o melhor Tutorial do Mundo mas na minha opinião acho que já vai ajudar pessoas com esta duvida.
OBS:
As cores citadas nos códigos acima como: ( cor_rosa - cor_cinza) é somente um exemplo e talvez você deva mudar de acordo com as cores definidas em seu mode.
Créditos: [FeK]Falcon_Sixe
by.: URSS_Morelli
0 comentários:
Postar um comentário